Arquétipo da Fênix – Transformação, Regeneração e Renascimento

Arquétipo da Fênix

O Arquétipo da Fênix é um animal mitológico que sempre esteve cercada de muito simbolismo e significado.

Para a grande maioria das pessoas ela é tida como um animal que representa o renascimento.

Na Grécia antiga, a fênix era representada por um pássaro muito belo, que ao morrer, literalmente ficava em chamas.

Algum tempo depois, as suas próprias cinzas se restituíam na forma do animal, ocorrendo assim um verdadeiro renascimento.

Neste estudo iremos saber um pouco mais sobre o arquétipo da fênix, os significados atribuídos a ela em algumas culturas, além de suas qualidades e cuidados ao utilizá-la como animal de poder.

O Significado do Arquétipo da Fênix

Como já explicamos no início, a fênix é um animal que representa para muitos o ressurgimento das cinzas.

Neste sentido, podemos facilmente transpor esse significado para situações que vivemos no dia a dia, como por exemplo, a resolução de alguma situação difícil em sua vida.

Porém, em algumas outras culturas, esse animal possui significados um pouco diferentes do que este que citamos acima.

Um exemplo são os egípcios que embora muita gente não saiba, foram os primeiros povos a relatar as características deste animal.

Embora seja o mesmo animal, os egípcios denominavam a fênix como Benu. Eles relatavam que a ave renascia de suas cinzas após um período de 500 anos e relacionavam o fato com o processo de adquirir conhecimento.

Sendo assim, eles entendiam que assim como a ave, era necessário sofrer um processo de renovação a cada período de tempo justamente para que se conseguisse obter maior entendimento e sabedoria sobre as coisas.

Mesmo que o seu simbolismo possa mudar um pouco quando se trata de diferentes culturas, podemos dizer que a principal representação do arquétipo da fênix pode ser resumida nas seguintes palavras: Renovação, Renascimento Espiritual e Regeneração do Ser.

As Qualidades que Acompanham o Arquétipo da Fênix

Arquétipo da Fênix

Energia e Esperança

Uma das principais características deste arquétipo é a renovação dos sentimentos de esperança.

Assim como ela renasce do fogo, a fênix nos traz que até mesmo que as situações mais difíceis e desfavoráveis podem ser vencidas por nós.

Transformação

A fênix é um animal que simboliza transformação e é ideal para quem busca grandes transformações no seu dia a dia e em sua vida.

Sendo assim, se você está sentindo grande necessidade de mudança, a utilização da fênix como animal de poder pode ser uma ótima opção.

Elevação do espírito

Sempre que saímos de nossa zona de conforto, sofremos transformação e automaticamente evoluímos em vários aspectos importantes de nossas vidas.

Sendo assim, é muito importante lembrar que embora as vezes não nos demos conta, a passar por situações difíceis também é sinônimo de nos tornarmos pessoas melhores e mais evoluídas, culminando assim na elevação do nosso próprio espírito.

Imortalidade da alma

É sempre importante lembrar que embora em um primeiro momento a morte possa nos representar o fim de tudo, este fato não é uma realidade.

Assim como a fênix ressurge após a sua própria morte, a nossa alma, embora possa ser ferida algumas vezes, nunca morre.

Arquétipo da Fênix

Purificação

A fênix é um animal que morre pelo fogo, embora possa ter controle sobre ele.

O fogo representa não só coisas ruins como a destruição, mas tem como uma de suas características principais a purificação.

Sim, o fogo é uma forma de purificar! Sendo assim, podemos entender que ao morrer pelo fogo e ressurgir das cinza, a fênix passa por um processo importantíssimo de purificação não só do corpo, mas principalmente da alma.

Aprendizado

Situações adversas podem ser classificadas como uma ótima oportunidade de aprendizado.

Todas as dificuldades têm algo importante a nos ensinar, sendo que muitas vezes esse ensinamento terá grande serventia para os próximos capítulos que se sucederão em nossas vidas.

Sendo assim, se você tem necessidade de aprendizado e desejo de sair de sua zona de conforto, com certeza o arquétipo da fênix é um ótimo animal de poder para você.

Regeneração

Uma das maiores lições que o arquétipo da fênix pode nos ensinar é que o verdadeiro processo de mudança e regeneração é aquele que vem de dentro do nosso ser.

Além de apresentar alicerces mais sólidos, a mudança de dentro pra fora provoca mudanças significativas também nas coisas que estão ao nosso redor.

Exercício de Ativação com o Arquétipo da Fênix

O Lado Sombra do Arquétipo da Fênix

Instabilidade

Embora possua muitos pontos positivos, podemos dizer que o arquétipo da fênix também trás consigo muita instabilidade.

Isso porque devido aos processos de regeneração constantes, em alguns momentos você poderá perceber que algumas coisas começam a ter uma série de inconstâncias.

Necessidade de renovação constante

Se você não gosta de viver entre altos e baixos é necessário ter muita cautela.

Isso porque devido aos processos que oferecem grandes períodos de instabilidade como falamos acima, você poderá viver em um ciclo de perdas e ganhos, principalmente se não estiver preparado para isso.

Cuidados ao utilizar o arquétipo da Fênix

Mesmo sendo um arquétipo com muitas qualidades, é necessário ter muita cautela ao utilizá-lo.

Como falamos no tópico anterior, esse animal de poder é muito forte capaz de causar grandes e constantes mudanças em sua vida.

Sendo assim, se você não está preparado ou se a sua vida não apresenta um perfil sólido em alguns aspectos, talvez não seja a hora de utilizá-lo.

você conseguirá ter acesso a sua energia de forma mais simplificada.

 

4 Comentários


  1. Amo a Fênix, gostei muito de conhecer algo sobre esse Arquétipo. Gratidão ❤️❤️❤️🦋🦋🦋🙌🙌🙌

    Responder

  2. Engraçado antes de descobrir os arquetipos já tinha uma sincronismo com a fênix… kkkk e me parece que esse arquétipo tbem está me escolhendo então vou me dedicar a esse arquétipo porque estou precisando mudar minha vida todos os sentidos…rss

    Responder

  3. Gratidão desde criança amo a fênix e sua história vou pesquisar como neutraliza a inconstância

    Responder

  4. Olá, achei muito bom a narrativa sobre o arquétipo.
    Fiz uma tatuagem de fenix com 21 anos como símbolo de superação de uma perda afetiva, ela realmente me deu forças. Hoje com 36 vejo que ela soma cada vez mais outros significados. Me identifiquei bastante com o que você escreveu. Grande abraço.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *