Arquétipo da deusa Perséfone: Feminilidade, Beleza e Passividade

Perséfone, Romã, Hortelã, Grãos, Mitologia, Feminino

O arquétipo da deusa Perséfone é conhecido por trazer consigo a energia da feminilidade, da beleza e também da passividade. 

Conhecida por ser uma das filhas de Zeus, o deus mais poderoso de todo o Olimpo, a sua imagem também é constantemente associada à sua mãe, Deméter.

Ao longo de sua vida, Perséfone foi escondida por sua mãe, no entanto, seu pai a entregou a Hades, que se casou com ela, fazendo dessa deusa a rainha do mundo dos mortos. 

Sendo assim, se você deseja saber mais sobre o arquétipo da deusa Perséfone, assim como as principais características de sua frequência energética, continue a leitura deste artigo.

Descubra a simbologia do arquétipo da deusa Perséfone 

Deusa, Floresta Deusa, Fantasia, Gótico, Escuro

A deusa Perséfone é conhecida por ter duas faces distintas que são representadas por dois símbolos que também carregam características bem diferentes. 

Um deles é a flor, que traz consigo a representação de uma jovem bela e inocente. Tal fato fez com que ela ficasse conhecida como a deusa da primavera, levando paz, alegria e leveza a todos que a encontram. 

Já a sua outra face é representada por um fruto, a romã, que foi o item que a prendeu no submundo. Por ter uma grande quantidade de sementes em seu interior, este fruto representa para muitos a vida, assim como a sua cor avermelhada está ligada ao sangue. 

Devido a esse último fato, a romã também pode ser associada a menstruação, representando assim o fato de que Perséfone deixou de ser menina para se tornar uma mulher ao ser levada para o submundo. 

De maneira geral, podemos dizer também que a sua simbologia está associada ao ciclo da vida e a natureza, representando também a mudança para cada uma das estações do ano. 

O Mito da deusa Perséfone

Além disso, a história conta também que por ser uma jovem muito bela, Perséfone costumava chamar a atenção de vários deuses. No entanto, sua mãe, Deméter tentou escondê-la de toda forma. 

Hades, o rei do mundo dos mortos também se interessou pela bela e resolveu pedi-la em casamento, No entanto, Zeus comentou que sua esposa não queria que a filha se casasse. 

Com raiva, Hades raptou a jovem deusa e levou-a para o seu mundo. Porém, logo que soube, Deméter lançou uma praga que destruiu todas as plantações e o gado caso sua filha não retornasse. 

Assim, ele se viu obrigado a devolvê-la, mas deu a ela uma romã, para que ao comer o fruto, a deusa ficasse presa no submundo. Vendo que seus planos tinham ido por água abaixo, Deméter propôs então um acordo a Hades, de maneira que a filha passasse três estações do ano ao lado dos pais e uma das estações (inverno) no submundo.

Conheça as qualidades do arquétipo da deusa Perséfone 

Feminilidade 

Como podemos observar ao longo desse artigo, uma das principais características da deusa Perséfone é justamente a sua feminilidade.

Além disso, a moça contava ainda com uma leveza e delicadeza sem igual, tanto em seus traços, quanto em seus atos. Com isso, a partir do uso de sua frequência energética é possível trazer essa característica para a sua vida.

Beleza

Já ressaltamos aqui que a deusa Perséfone era considerada como uma das mais belas figuras de todo o Olimpo. Sua beleza era tanta que chamou a atenção de todos os deuses do Olimpo. 

Suas características delicadas como uma flor fizeram com que ela conquistasse o coração do responsável por governar o mundo dos mortos. A paixão de Hades pela deusa era tão grande que o mesmo fez de tudo para torná-la sua mulher e viver ao seu lado. 

Portanto, este é um ótimo arquétipo para ser utilizado principalmente por mulheres que estejam com baixa autoestima e que queiram se sentir mais belas e atraentes. 

Jovialidade 

Como dissemos anteriormente, o arquétipo da deusa Perséfone possui duas faces, sendo que uma delas é representada pela romã. 

Neste caso, essa fruta é responsável justamente por marcar a passagem da deusa de sua infância para se tornar uma mulher. Embora tenha passado por isso, a bela moça nunca perdeu a sua jovialidade e permaneceu sempre com um aspecto leve e juvenil. 

Portanto, essa é uma excelente frequência energética para quem deseja despertar essa juventude dentro de si.

Contato com o subconsciente 

Por ser considerada como a rainha do submundo, quem usa o arquétipo da deusa Perséfone adquire o poder de conseguir conduzir as pessoas ao seu próprio subconsciente e também ao plano espiritual. 

Sendo assim, seu uso pode ser uma ótima forma de trazer para si e para os outros o autoconhecimento. Essa energia pode ser usada também por terapeutas e aconselhadores espirituais, uma vez que essas auxiliam as pessoas a entrarem justamente nesse universo desconhecido que é a nossa própria mente. 

Ebook Grátis

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber grátisl>

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Imagem

O lado sombra do arquétipo da deusa Perséfone 

Deusa, Mulher, Feminino, Jovem, Beleza, Modelo

Como bem sabemos, a grande maioria dos arquétipos possui também um lado sombrio que pode vir a se manifestar e assim trazer características indesejadas para as nossas vidas.

Dessa forma, é extremamente indicado que além de um estudo detalhado de cada arquétipo, seja feito também um treinamento para saber quais as melhores formas de atrair uma determinada energia para a sua vida. 

A seguir você pode conferir algumas características do lado sombra do arquétipo da deusa Perséfone:

Passividade 

Através de sua história, podemos ver que a deusa Perséfone é retratada sempre como uma mulher que não age de acordo com as suas próprias vontades. 

Ela está sempre à mercê das decisões de seus pais e posteriormente de seu marido, sendo sempre conduzida de acordo com as atitudes de terceiros. 

Sendo assim, o seu uso pode vir a despertar uma certa passividade em que o utiliza. Portanto, se você sente que já possui dificuldade para agir e tomar decisões próprias, indicamos o uso de outros arquétipos. 

Insegurança 

Outra característica desse arquétipo é que a sua frequência também vibra na insegurança. Com isso, a mulher que o utiliza pode a vir desenvolver falta de confiança em si mesma e até uma certa imaturidade. 

Dessa forma, caso já tenha problemas desse tipo, é indicado optar por outros arquétipos ou realizar a sua combinação com outro que tenha o poder de lhe trazer autoconfiança.

Ebook Grátis

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber grátisl>

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Imagem

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *