O arquétipo da Lua é muito poderoso e extremamente transformador, tanto que ele possui a capacidade de modificar não somente a nossa vida, como também influencia diversos aspectos da natureza, como é o caso das marés, por exemplo.
Este satélite natural da Terra possui uma beleza estonteante e que é capaz de deixar qualquer ser humano apaixonado por suas várias formas.
É justamente por possuir tais características que muitos a consideram ainda como a responsável por ser a principal inspiradora dos amantes e dos poetas.
Portanto, se você deseja estudar e saber mais detalhes acerca do arquétipo da Lua, o Segredo Quântico preparou este estudo completo especialmente para você!
Saiba mais sobre a simbologia do arquétipo da Lua
Ao longo de milhares de anos, a Lua sempre possuiu um significado especial para cada uma das civilizações que já habitaram o nosso planeta azul.
Por esse motivo, desde os primórdios ela sempre veio a fazer parte de rituais, recebendo adorações e cultos das mais variadas formas.
Na grande maioria das vezes ela era associada à imagem do feminino e também à maternidade. Sendo assim, ela é considerada por muitos como o arquétipo da Grande Mãe.
Desde então essa ligação entre a imagem da mulher e da Lua vêm sendo mantida, projetando uma experiência arquetípica da humanidade neste corpo físico que habita os céus.
Para a mitologia, a Lua também possui sua simbologia, sendo que os conceitos aplicados são bem parecidos aos que citamos anteriormente.
Para os povos Egípcio, Grego, este satélite é considerado como a representação da Grande Deusa, Ártemis, que também é vista por muitos como a Grande Mãe. Já para os Hindus ela recebe a denominação de Shakti.
Em ambos os casos essas divindades lunares possuem o poder reger os ciclos da natureza e também o da humanidade, sendo que este último está relacionado às etapas de nascimento, vida e também a morte.
Conheça as qualidades do arquétipo da Lua
Maternidade
Como já salientamos anteriormente, o arquétipo da Lua é considerado também como a Grande Mãe da Terra. Sendo assim, a sua energia se encontra muito ligada à maternidade.
Dessa forma, o seu uso costuma beneficiar e muito mulheres que estejam vivendo uma gravidez ou que queiram se dedicar mais ao cuidado de seus filhos.
Sua energia é capaz de trazer um maior instinto materno, fazendo com que a mulher venha a dispensar maiores zelo e carinho.
Fertilidade
Os povos antigos da Grécia realizavam o culto da deusa Ártemis que tem a sua representação sempre associada à imagem da Lua.
Entre as suas principais qualidades estava também o poder de trazer a fertilidade para o corpo feminino. Com isso, o arquétipo da Lua é considerado como uma ferramenta extremamente útil para pessoas inférteis ou que estejam encontrando dificuldades para engravidar.
Renascimento
A Lua é marcada por 4 fases, sendo elas a Lua cheia, a Lua Nova, a Lua Minguante e a Lua Crescente. Dessa forma, fica muito fácil entender por que ela representa tão bem os ciclos que vivemos em nossa vida.
Cada uma dessas etapas possui uma energia específica que será capaz de influenciar o nosso planeta de alguma forma.
Quando olhamos para a sua totalidade, podemos dizer que o arquétipo da Lua é capaz de trazer para as nossas vidas uma energia muito forte de renascimento.
Com isso, o seu uso pode se mostrar extremamente benéfico para quem deseja mudar profundamente alguns aspectos da sua vida, sendo indicado também para quem está em processo de autoconhecimento.
Inspiração
É muito comum ouvirmos que a Lua serviu de inspiração para a produção de trabalhos magníficos, principalmente quando se trata da área artística.
Devido a sua magnífica beleza e também o mistério que sua imagem remete, o arquétipo da Lua pode ser facilmente usado por quem está passando por fases onde há bloqueio criativo,
Feminilidade
O arquétipo da Lua está intimamente ligado ao feminino. Sendo assim, a sua energia possui grande poder de influenciar principalmente as mulheres.
Dessa forma, se você a sua energia trás inúmeros benefícios, inclusive trazendo maior confiança, auto estima, beleza e sensualidade.
Relacionamento
A Lua é considerada como o maior símbolo do romantismo, uma vez que já testemunhou muitas juras e histórias de amor ao longo de toda a história da humanidade.
A sua frequência energética tem o poder de influenciar positivamente um relacionamento, trazendo mais amor e carinho.
Outro ponto importante é que ela também representa a estabilidade emocional e o papel da esposa. Assim, ela pode ser bem útil para quem sente que precisa se dedicar mais a seu relacionamento atual.
Além disso, este também pode ser um arquétipo muito útil para quem está em fase de paquera e deseja engatar um relacionamento sério com a pessoa.
Exercício de Ativação com o Arquétipo da Lua
O lado sombra do arquétipo da Lua
É comum que ao usar determinados arquétipos, algumas pessoas venham a manifestar o seu lado mais sombrio e com a Lua não é diferente. Portanto, confira a seguir quais são os aspectos negativos dessa energia:
Maior susceptibilidade a neuroses
Por ser um arquétipo extremamente materno, em alguns casos esse instinto pode vir a tomar grandes proporções.
Com isso, algumas pessoas, principalmente as mães, podem desenvolver certas neuroses, principalmente em relação ao cuidado com seus filhos. Tal fato é prejudicial e inclusive pode repercutir negativamente na vida da criança no futuro.
Portanto, se você já possui essa característica aguçada, indicamos o uso de outro arquétipo.
Pode trazer à tona elementos sombrios da consciência
É fato que todos nós, como seres humanos, possuímos em nossa personalidade um lado mais sombrio. No entanto, na grande maioria das vezes nós conseguimos reprimi-los em nosso inconsciente.
Porém, em alguns casos o uso desse arquétipo pode vir a despertar o nosso lado negativo mais profundo, influenciando-nos a tomar atitudes impensadas e que podem prejudicar a nossa vida e também a de outras pessoas.
Sendo assim, é muito importante tomar cuidado ao optar por usar o arquétipo da Lua e realizar um estudo profundo acerca de suas características. Somente assim podemos evitar que o seu lado sombra venha a se manifestar.