Aah, o coração! O órgão que dá vida aos animais e seres humanos, além de ser uma das figuras mais usadas para representar um dos mais nobres sentimentos existentes… O amor! Entretanto, quando falamos do arquétipo do coração, a simbologia que o cerca pode se mostrar ainda mais intensa e profunda.
O coração é considerado como o centro da vida, e seu significado pode estar inserido nos mais diversos fatos e histórias que existem no mundo.
Portanto, vale muito a pena saber um pouco mais sobre esse arquétipo.
A seguir, reunimos algumas informações sobre o significado, as principais qualidades que podem ser despertados ao se conectar a frequência desse arquétipo.
Conheça o significado do arquétipo do coração
O significado atribuído ao coração surgiu há muito tempo atrás.
Para que se tenha ideia, desde 15 mil anos antes de Cristo o coração já era retratado, na figura de um mamute que foi pintada em uma caverna situada na Espanha.
Nessa figura é possível observar as diversas funções vitais que podem ser atribuídas a esse órgão, como por exemplo a energia necessária para a manutenção da vida, assim como a manutenção da circulação sanguínea.
Além disso, o coração também é trazido como tema central quando se trata do cristianismo, principalmente com o início do culto ao Sagrado Coração de Jesus assim como o Sagrado Coração de Maria.
Nesta linha de pensamento, o coração é tido como o local onde há o surgimento da fé em Deus.
Confira as qualidades relacionadas ao arquétipo do coração
Amor espiritual
O coração é um arquétipo que pode ser considerado o ponto de transição entre o mundo material e o mundo espiritual.
Portanto, podemos dizer que essa figura, principalmente se ela vier acompanhada de asas simboliza principalmente o amor do Divino e dos próprios seres.
Paixão
A paixão é um dos pontos centrais de um relacionamento, pois é nela que tudo se inicia.
Além disso, o coração é uma figura muito presente num dos principais símbolos que representam o início de um relacionamento, o Cupido.
Algo que pode ser observado é que quando se trata do anjo que vem para unir dois corações é que ele vem acompanhado de uma flecha.
Embora muitos pensem que essa é a ferramenta do cupido para promover a paixão entre os dois seres, uma de suas outras funções é que embora o amor seja um sentimento incrível ele também pode ser capaz de causar feridas.
Companheirismo
O uso do arquétipo do coração também pode ser capaz despertar em você um espirito mais companheiro, e atraindo pessoas com essa mesma energia para próximo do seu caminho.
Vitalidade
Como já dissemos aqui, o coração é considerado um órgão vital, ou seja, é algo essencial para que haja a existência de vida em sua plenitude.
Intuição
Com toda a certeza você já deve ter se deparado em algum momento com a seguinte frase: Siga o seu coração!
Essas palavras nos remetem de maneira muito forte à nossa intuição.
Portanto, o uso do arquétipo do coração pode te ajudar a conseguir escutar o seu coração, principalmente nos momentos mais difíceis e a partir disso obter a resposta que você tanto necessita.
Expansão
Este último significado pode ser atribuído ao coração, mas principalmente ao movimento que o mesmo realiza para bombear sangue.
Se pararmos para analisar, o nosso corpo é o nosso próprio universo e a pulsação desse órgão incrível representa a expansão do mesmo.
Palavras Finais
O arquétipo do coração possui uma vasta simbologia, sendo que a ele podem ser atribuídas diversas energias positivas e muito úteis tanto na nossa vida pessoal, como também para a nossa vida social.
Se você está em um momento em que deseja viver uma grande paixão ou ainda está buscando maior conexão e entendimento do todo, com certeza buscar se conectar com essa energia pode trazer efeitos muito desejados para a sua vida.
Ebook Grátis
Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber grátisl
Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!